sexta-feira, 30 de junho de 2017

Palestra sobre Consumismo e "Os 5Rs" realizada na semana do meio ambiente no Colégio Dr. Onerio Pereira Vieira,

Na semana do dia 5 a 9 de Junho foram ministraras palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente para todas as turmas do ensino fundamental do colégio Dr. Onerio Pereira Vieira, tanto no período matutino quanto vespertino.
No dia 5 de junho é comemorado o dia mundial do ambiente, sendo considerada na primeira semana de junho, a semana nacional do meio ambiente. O colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira aderiu ao movimento, e convidou os Pibidianos do subprojeto Biologia, câmpus UEG Quirinópolis para abordarem sobre o tema. Foram preparadas sobre palestra sobre o consumismo, lixo, e reciclagem, titulada como: “Os 5 R’s – Reciclar; Recusar; Reduzir; Reutilizar; Repensar”.  A ação ocorreu nos turnos matutino e vespertino, englobando turmas de 6ºE.F. até 3º E.M. O objetivo foi discutir com os estudantes, validando a importância da reciclagem, de consumir apenas o necessário, e consequentemente, de descartar apropriadamente o seu lixo. Abordou – se também sobre o descarte de eletrônicos.
A experiência de palestrar foi encarada como aprendizado e experiência pelos bolsistas:
Foi uma nova experiência, já que nunca havia trabalhado com estudantes de ensino fundamental, pois nossa atuação efetiva no projeto é com estudantes do ensino médio, e com isso tive que me adaptar para transmitir o conhecimento da palestra de forma mais simplicista com o intuito de facilitar o entendimento, outro ponto a ser destacado foi a interação e a diversificação etária nas turmas, as series iniciais mostraram grande interesse e a mudança de pensamento deles comparado com as series mais avançadas.” Diz Kenned Fellype, bolsista do 3º período de Ciências Biológicas.
            “Pensamos em falar sobre o consumismo, pois os alunos são seguidores de tendências consumistas, e esse comportamento se agrava dentro do ambiente escolar. O objetivo foi ter uma conversa com eles focando em reduzir o consumo desnecessário, e para nossa surpresa, muitos responderam e assumiram posição de mudança diante ao assunto”- Ana Claudia, bolsista do 3º período de Ciências Biológicas.
"Esta temática nos leva a ter várias reflexões a cerca da educação de nossos alunos e que após esta palestra foi possível observar que o modo de pensar dos mesmos mudaram um pouco. Para mim foi um experiência espetacular, me senti bem a vontade com o ambiente escolar e com os estudantes, a minha interação com os mesmos foi bastante produtiva, não tive nenhuma dificuldade e senti como se lecionasse a anos." – Larissa Araújo, bolsista do 5º período de Ciências Biológicas.
A experiência de ministrar uma palestra, difere completamente de uma aula casual, tanto para nós, os palestrantes, quanto para os alunos, visto que sair da sala de aula já um estímulo à mais’. Tales Barcelos, bolsista do 5º período de Ciências Biológicas.
“Na Semana do Meio Ambiente é importante plantar a semente, como falamos na apresentação temos que ser a mudança que queremos ver no mundo e acho que essa palestra “plantou” nos estudantes a vontade de viver em mundo melhor e que para isso eles tem que mudar as atitudes que prejudicam o meio onde vivem” comenta a bolsista Pietra Aline do 1º Período de Biologia
“Ter a fala de algumas temáticas voltadas não só para o ensino, como discutir sobre consumismo ou reciclagem, são de fato ações de estrema relevância para o  meio escolar, e o mais importante, poder compartilhar conhecimentos que refletiram nas ações críticas e morais desses alunos ouvintes. A palestra aplicada nas turmas do colégio Dr. Onerio da semana do meio ambiente foi precursor para que eu pudesse vivenciar tal experiência” comenta o bolsista Lucas Porto do 3º Período de Biologia
De acordo com o professor Raoni Ribeiro Guedes F. Costa coordenador de área do Subprojeto PIBID, a experiência como palestrantes bem como a participação em eventos são momentos importantes para a formação docente. Esta atividade em especial proporcionou aos bolsistas a vivência de ministrar palestras a estudantes do Ensino Fundamental e ao preparar os materiais para esta turma puderam avaliar e diferenciar o conteúdo e metodologia utilizada quando comparada com o habitual Ensino Médio.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário